Excelência, o voo sublime - Momento Insight

Episode 706 October 24, 2021 00:05:18
Excelência, o voo sublime - Momento Insight
Feliz Dia Novo
Excelência, o voo sublime - Momento Insight

Oct 24 2021 | 00:05:18

/

Hosted By

Irineu Toledo

Show Notes

Uma mãe promove o voo do filho. Você precisa promover independentemente o seu voo. Sempre arriscar. Por que quando você se lança, pode ter certeza, você vai encontrando as soluções. Se você ficar parado num lugar no conforto e não se arriscar jamais alcançará o voo sublime, o voo de uma águia. Argumento adaptado do livro Insight 1 de Daniel Carvalho Luz. Ouça e inspire-se!

A águia empurra gentilmente seus filhotes para a beirada do ninho. Seu coração maternal se acelera com as emoções conflitantes, ao mesmo tempo em que ela sente a resistência dos filhotes aos seus persistentes cutucões: “Por que a emoção de voar tem que começar com o medo de cair?” , ela pensou. Esta questão secular ainda não estava respondida para ela….

Como manda a tradição da espécie, o ninho estava localizado bem no alto de um pico rochoso, nas fendas protetoras de um dos lados dessa rocha. Abaixo dele, somente o abismo e o ar para sustentar as asas dos filhotes. “E se justamente agora isto não funcionar?” ela pensou. Apesar do medo, a águia sabia que aquele era o momento. Sua missão maternal estava prestes a se completar. Restava ainda uma tarefa final….o empurrão.

A águia tomou-se de coragem que vinha de sua sabedoria interior. Enquanto os filhotes não descobrirem suas asas, não haverá propósito para sua vida. Enquanto eles não aprenderem a voar, não compreenderão o privilégio que é nascer uma águia. O empurrão era o maior presente que ela podia oferecer-lhes. Era seu supremo ato de amor. E então, uma a um, ela os precipitou para o abismo…..e eles voaram!!!

Voar em alturas sublimes, nada de escavar à procura de vermes, nem de esgaravatar em busca de insetos, como galinhas num galinheiro, mas voar bem alto como uma águia poderosa ..vivendo acima da mediocridade, recusando-se a permitir que a maioria estabeleça seus padrões. Ser diferente de propósito. Mirar alto. Voar em alturas sublimes não é coisa que advém naturalmente – você o sabe – tampouco é fácil. Contudo, pode acontecer, creia-me.

Já faz muito tempo que a mediocridade tenta fazer-nos obedecê-la! Já faz muito tempo que damos atenção aos que nos perguntam: “Por que ser diferente?” , ou que racionalizam: “Vamos fazer apenas o mínimo exigido”. Já faz muito tempo que concordamos em dar menos do que o melhor nós, e ficamos convencidos de que a qualidade, a integridade e a autenticidade são virtudes negociáveis.

Você pode chamar-me de sonhador, se quiser, mas estou convencido de que a realização de nosso potencial integral ainda é um objetivo que vale a pena exigir o ótimo, ainda que a maioria boceje e alguns zombem de nós. Afirmo tudo isto, ainda que, de vez em quando, eu não alcance meus objetivos. Lembre-se de que o erro não está no insucesso.

De certo modo, penso que não estou a sós. Embora possa não existir milhões de pessoas que pensem assim, é certo que existem algumas. E é provável que você esteja entre estas, porque de outra forma você não estaria lendo este “artigo”.

Assim, cara águia companheira, levantemos voo! Quando houvermos terminado este voo, teremos firmado um compromisso inédito com uma vida de excelência em tudo. Estaremos tão encorajados que duvido que possamos sentir-nos satisfeitos em viver nas adjacências da mediocridade outra vez. E por que deveríamos satisfazer-nos lá embaixo? É lá que a vida fica insossa, maçante, previsível e cansativa. Talvez a palavra que a descreva melhor seja entediante, o resultado direto da mira baixa. Ergamos nossos olhos e miremos tão alto que possamos começar a fazer aquilo para que Deus nos criou: um voo sublime.

Há milênios a águia tem sido respeitada pela sua grandeza. Existe algo inspirador na graça impressionante de seu voo, em sua magnífica envergadura, em suas garras poderosas. Ela plaina sem qualquer esforço em altitudes, insensíveis aos ventos turbulentos que sopram como chicotadas por entre as fendas das montanhas. As águias não voam em bandos e tampouco se conduzem irresponsavelmente. Por serem fortes de coração e solitárias, representam qualidades que admiramos.

Certamente você está ciente do fato de que o estilo de vida semelhante ao da águia não vai ser barato. Custa caro ser diferente, especialmente quando a maioria está satisfeita em misturar-se e permanecer como maioria. Não há ímãs na terra mais poderosos, do que a pressão exercida pelos medíocres. Embora todos nós tenhamos apenas uns poucos aos para viver neste pequeno planeta, são rara as pessoas que tomam a decisão de desprezar a “média” e lutar contra a atração forte dos ímãs medíocres. Enfrente o fato – a tarefa é dura! É como diz o velho provérbio “É duro alçar voo altaneiro, sublime, quando estamos rodeados de tantas galinhas”.

Pense nisso.

É isto vamos alcançar voos sublimes e assim sermos diferentes , pois o mundo esta cheio de medíocres.

Programa Feliz Dia Novo vai ao ar de segunda à sexta-feira das 07:30h Às 08:30h pelo canal Irineu Toledo – Rádio Positiva no YouTube. E na sequência fica disponível em todas as plataformas de podcast. Você também pode acompanhar ao vivo pela Rádio Positiva. baixe o app no seu celular. Google Play e AppStore. Compartilhe.

Other Episodes

Episode 828

January 31, 2022 02:02:34
Episode Cover

31 Janeiro 2022 – Daniel C. Luz – Destino: Sorte ou Azar – PROGRAMA FELIZ DIA NOVO

O destino não é uma questão de sorte; é uma questão de escolha. Não é algo pelo que se espera, mas algo a alcançar....

Listen

Episode 210

January 21, 2021 00:04:39
Episode Cover

A Vida - texto de Bert Hellinger

Uma reflexão sobre a vida e suas exigências nem sempre aceitas ou compreendidas no momento que vivemos cada desafio. “Profunda reflexão” de Bert Hellinger,...

Listen

Episode 995

July 27, 2022 00:24:12
Episode Cover

Volta ao Mundo em Excelência - Surama Jurdi – PROGRAMA FELIZ DIA NOVO

Conversa com quem tem o que dizer de bom. Comece o dia bem. E bem informado. O programa é um contraponto leve ao noticiário...

Listen