Síndrome de Procusto - MOMENTO INSIGHT

Episode 449 May 22, 2021 00:05:59
Síndrome de Procusto - MOMENTO INSIGHT
Feliz Dia Novo
Síndrome de Procusto - MOMENTO INSIGHT

May 22 2021 | 00:05:59

/

Hosted By

Irineu Toledo

Show Notes

Como evitar gastar tempo, energia e desgaste emocional tentando mudar os outros. Já ouviu falar da Síndrome de Procusto? Personagem da mitologia, ele é uma metáfora para esse tema, já que o mito oferecia uma estranha hospitalidade para quem quisesse deitar na sua cama. Momento Insight- a partir do livro de Daniel Carvalho Luz. Ouça e compartilhe!

Na mitologia grega, um gigante chamado Procusto convidava pessoas para passarem a noite em sua cama de ferro. Mas havia uma armadilha nesta hospitalidade: ele insistia que os visitantes coubessem, com perfeição, na cama. Se eram muito baixos, ele os esticava; se eram altos, cortava suas pernas.

Por mais artificial que isto possa parecer, será que não gastamos um bocado de energia emocional tentando alterar ou “enquadrar” outras pessoas de formas diversas, embora menos drásticas?

Esperamos, com freqüência, que os outros vivam segundo nossos padrões e ideais, ajustando-se aos nossos conceitos de como eles deveriam ser. Ou então, assumimos a responsabilidade de torná-los felizes, bem ajustados e emocionalmente saudáveis.

A verdade é que grande parte dos atritos que existem nos relacionamentos acontecem quando tentamos impor nossa vontade aos outros – quando tentamos administrá-los e controlá-los.

De tempos em tempos, em graus variados, assumimos responsabilidades que não nos pertencem. Tentamos dirigir a vida das outras pessoas, com a intenção de influenciar tudo, desde a dieta até a escolha de roupas, decisões financeiras e profissionais. Tomamos partido e ficamos excessivamente envolvidos, até encontramos ou criamos problemas onde não existem para poder criticar e oferecer conselhos.

É preciso entender que ninguém muda até que deseje fazê-lo, esteja disposto a mudar e pronto, para tomar as atitudes necessárias para efetuar a mudança. E por este motivo que o resultado de nosso “procustianismo” é, contudo, sempre o mesmo. Estamos destinados a fracassar em nossos esforços para controlar ou modificar alguém, não importa o quanto sejam nobres nossas intenções. E estamos destinados a terminar num turbilhão – frustrados, ressentidos e cheios de auto-piedade.

E o que dizer das pessoas que tentamos orientar? Por outro lado, mostramos falta de respeito por seus direitos como indivíduos, privando-as da oportunidade de aprender através de suas próprias escolhas, decisões e erros. Em resumo, nosso relacionamento com aqueles com os quais declaramos nos preocupar profundamente torna-se desarmonioso e forçado.

“Permita que os outros vivam sua vida, enquanto vivemos a nossa – viva e deixe viver.”

Mensagens em áudio, vídeo, texto e libras: www.felizdianovo.com.br

Conteúdos diários www.felizdianovo.com.br

GooglePlay https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.mobradio.radiopositivanet

AppleStore https://apps.apple.com/br/app/positive-se-r%C3%A1dio/id316900737

felizdianovo #irineutoledo #bomdia #agendaatitude

Mande suas críticas, elogios, sugestões para [email protected]
Música: Não há pedras no caminho… Banda Aquática Álbum: Nova Manhã
Texto: Daniel Carvalho Luz, Livro Insight I – Editora DVS

Other Episodes

Episode 201

January 12, 2021 00:03:36
Episode Cover

O homem domina a natureza antes que tenha aprendido a dominar a si mesmo

Dominar a si mesmo é fundamental para então ser um protagonista ético. Essa é a missão. Feliz Dia Novo! “Vivemos uma época perigosa. O...

Listen

Episode

February 23, 2021 00:17:30
Episode Cover

Irineu Toledo conversa com Suzy Shikoda – Diálogo Nutritivo

Papo direto da Itália com Susy Shikoda. Brasileira que vive no exterior há muito tempo. Tem uma experiência inspiradora de superação após um câncer,...

Listen

Episode 697

October 18, 2021 01:07:50
Episode Cover

Sociedade do Cansaço – INSIGHT COM O AUTOR

Hoje a reflexão com Irineu Toledo e Daniel Carvalho Luz é sobre cansaço, propósito, equilíbrio. Temos exigido de mais de nós mesmos. Ouça e...

Listen